Problema
Dificuldade na captação da água gera transtornos
Regiões que recebem água da Barragem Santa Bárbara enfrentam desabastecimento ou água com coloração
Desde a noite de terça-feira (5), bairros que recebem água através da Barragem Santa Bárbara têm enfrentado dificuldades no abastecimento. De acordo com o Sanep, a má qualidade da água bruta captada prejudica o tratamento na Estação, causando transtornos na distribuição até as casas.
Nesta quarta, a barragem chegou a 3m73cm abaixo do nível ideal de captação, seu índice mais baixo registrado na história, devido à estiagem que atinge a Região Sul. Além do desabastecimento em algumas regiões, outras devem registrar a água com coloração escura. A autarquia prevê que o problema deverá permanecer ao longo do dia.
O manancial é responsável pelo abastecimento dos seguintes bairros: Fragata, Centro, Porto, Navegantes, Três Vendas (região da Santa Terezinha, Py Crespo, Lindóia, Cohab Tablada, Morada do Sol, Toussaint, Ilha da Páscoa e áreas próximas) e parte do Areal (região da Baronesa em direção ao Centro). A barragem também abastece parte do reservatório R8, localizado na Mário Peiruque, que no momento tem enviado água à praia do Laranjal, por dificuldades enfrentadas na captação da água do arroio Pelotas, devido à salinidade. Todas as regiões citadas enfrentam problemas de abastecimento nesta quarta-feira.
Desde a madrugada, equipes do Sanep trabalham na área de captação da barragem e na Estação de Tratamento, com a limpeza dos decantadores - que foi intensificada nas últimas semanas. Obras emergenciais também estão sendo executadas para ampliar a capacidade de captação de água.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário